Claudia Matarazzo é  jornalista, escritora, apresentadora de rádio e televisão. É autora de oito livros sobre etiqueta, casamento e comportamento, e realiza palestras em todo o país.

Claudia iniciou sua carreira na revista Casa Claudia, onde ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo e escreveu colunas sobre comportamento e moda para várias revistas nacionais, como Playboy, Vogue Homem, Chiques & Famosos, e jornais como o Diário de São Paulo. Há três anos assina uma coluna semanal para o jornal “A Tribuna de Santos”. Ministra um curso de Extensão Cultural , na GV.


Hoje, espera-se destes profissionais, (homens e mulheres), além de eficiência e desempenho em sua área de especialização, um talento extra para transitar com desenvoltura nas muitas oportunidades de negócios que se apresentam além dos limites do escritório.Vivemos num mundo governado pela ditadura da imagem; o triunfo da estética sobre a moral.

O mundo de Narciso afeta tanto as pessoas como as corporações. Você é tão belo quanto seus trajes e seu último corte de cabelo possam sinalizar? Tão bom quanto à procedência dos diplomas e a fluência em inúmeros idiomas possam indicar? Tão valorizado quanto à competência demonstrada e os resultados apresentados possam parecer?   ( Tom Coelho - Consultor de Marketing )



Negócios são Negócios – Etiqueta faz parte.
Conceito de Etiqueta – Baseada em: Bom Senso, Naturalidade, Afetividade.
Etiqueta Corporativa - Como diferencial na competitividade de mercados.
Comunicação – Aliando essência com eficiência, dando forma ao conteúdo.
Estilos Corporativos – Saiba qual é o seu.
Cliente de outras culturas – aborda principalmente as italianas, árabes, oriental e judaica.
      Abrindo o espírito para novos relacionamentos e mercados.
Visual - Não é apenas uma questão de vaidade.


Hoje com a globalização, mais do que nunca, a aparência funciona como um código que transmite diversos tipos de mensagens.Dessa forma, é importante aprender a utilizar os recursos da indústria da moda com sabedoria, a nosso favor.Uma apresentação dos trajes masculinos e femininos, com ênfase em tecido, cores e acessórios, como e onde usá-los. Dicas para adaptar a roupa ao nosso tipo de vida e temperamento, de maneira a usá-la com elegância.



Empresários, executivos, e profissionais das áreas de administração, marketing, RH, vendas, pessoas que exerçam algum tipo de liderança, profissionais liberais, pessoas que buscam ensinamentos para desenvolver um estilo próprio, aliado à Etiqueta Pessoal e Profissional.

Contrate está palestra para a sua empresa !

Cada participante inscrito ganhará uma assinatura trimestral da Revista Vencer!
Serão sorteados 1 final de semana para o Rio de Janeiro e um final de semana para Porto Seguro, com
direito a acompanhante.
Cada inscrição concorrerá a uma tela exclusiva da artista plástica contemporânea L´ANDE.


Design by